Consultoria em Licitações

CONSULTORIA EM LICITAÇÕES DE OBRAS PÚBLICAS

Consultoria em Licitações de Obras Públicas

Via de regra, no Brasil, mesmo com todos os avanços, ainda se tem uma imagem de que Licitações de Obras Públicas são um jogo de cartas marcadas. No entanto, todas as operações anticorrupção que são manchete diária, a atuação cada vez mais rigorosa do Tribunal de Contas da  União e uma Lei de Licitações forte mudaram este cenário.

Os processos de licitações hoje são extremante rigorosos: da documentação exigida até a execução do objeto contratado, a Lei de Licitações permitiu que as licitações ficassem mais transparentes aos participantes e à sociedade, garantindo o cumprimento do princípio constitucional de Igualdade de Competição.

Nosso trabalho de Consultoria em Licitações vai desde a preparação da empresa para licitar até a entrega da obra, pagamento e liquidação do contrato.

PREPARAÇÃO PARA LICITAR

O processo de consultoria em licitações começa com a organização e análise da documentação existente, atestados, cadastros nos órgãos públicos, regularidade fiscal e trabalhista, qualificação econômico-financeira. A E3 aponta os ajustes necessários, a luz da Lei de Licitações: melhorias em atestados, alterações contratuais, etc. Dá suporte à organização de documentos dos parceiros, de forma atualizada e contínua, para manutenção das condições habilitatórias e aponta os cadastros necessários: SICAF, etc.

PROSPECÇÃO DE EDITAIS DE LICITAÇÃO

Prospecção diária de editais de licitação e oportunidades de negócios, em âmbito nacional. A consultoria em licitações, nesta etapa, é importante pois já é feita uma análise jurídica prévia dos editais (aspectos legais e competitivos impugnações recursos, etc.) e das condições de competição do cliente no certame e são identificadas as melhores oportunidades.

PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO LICITATÓRIO

Identificada a oportunidade, a E3 trabalha junto com o cliente na montagem dos documentos de habilitação e dando suporte à preparação das propostas técnicas e comerciais.  A E3 participa nas sessões de abertura, com análise criteriosa da documentação e propostas dos concorrentes, visando impugnações, inabilitações e desclassificação daqueles que não atenderem aos requisitos legais. É nesta etapa que o serviço de Consultoria em Licitações é fundamental, pois são muitos os detalhes e pormenores de cada Edital, que se não observados estritamente podem desqualificar o licitante, por melhores que sejam suas condições e proposta.

ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO DO CONTRATO

Vencidas as licitações, o trabalho da E3 continua com o acompanhamento dos processos de homologação, contratação, empenhos, liquidações e pagamentos, com a interposição de ações judiciais para defesa dos interesses dos parceiros e de questões de ordem pública, sempre que necessário

Leia mais sobre licitações

VANTAGENS DA CONSULTORIA EM LICITAÇÕES

REDUÇÃO EQUIPE INTERNA

Com o custo do salário um profissional de alto nível, sua empresa tem uma equipe inteira ao seu dispor e consumir seus recursos internos, como espaço, equipamentos, etc.

SERVIÇOS DE ESPECIALISTAS

Ao invés de treinar um profissional, que levaria anos para obter todo o conhecimento que os processos de licitação demandam, e poderia sair a qualquer momento, sua empresa tem acesso imediato e contínuo a consultores especialistas no assunto.

REDUÇÃO DE CUSTOS

Sua empresa elimina custos de busca de oportunidades, treinamento e qualificação dos funcionários, logística para obter e enviar documentos e contratação de assessorias jurídicas para impugnações, recursos administrativos e medidas judiciais protetivas, com horas técnicas muito acima dos valores da Consultoria em Licitações da E3.

DA IMPORTÂNCIA DA REPRESENTAÇÃO

A presença de um profissional especialista no ato de abertura de uma licitação é uma vantagem competitiva crucial, pois neste momento é possível afunilar a competição, eliminando concorrentes mal preparados, através da análise rigorosa de sua documentação de habilitação e propostas. Da mesma forma, a presença do especialista pode impedir a inabilitação do cliente por exigência excessiva ou erros de avaliação da Comissão de Licitação. Caso se faça necessário, o especialista pode impetrar recursos ou as medidas protetivas cabíveis, garantindo ao seu cliente a continuidade, de forma justa, na competição.

FALE CONOSCO