Buscador gratuito de licitações para Micro e Pequenas Empresas

Como parte das ações de incentivo do Movimento Compre do Pequeno Negócio o SEBRAE desenvolveu um buscador gratuito de avisos e editais de licitações, o www.licitacoes.sebrae.com.br. O objetivo é propiciar ao pequeno e micro-empresário um serviço similar ao dos agregadores de licitações, como o Conlicitação, por exemplo, mas sem as altas taxas cobradas por esses serviços.

Embora não disponha do serviço de avisos por e-mail, o Licitações.SEBRAE já reúne cerca de 8.000 processos em aberto. Embora tenha sido lançado recentemente, em 05 de outubro, o buscador já vem sendo desenvolvido há cerca de dois anos e disponibiliza editais de todas as modalidades: leilões, concursos, pregões eletrônicos e presenciais, concorrências internacionais etc.

As licitações são rastreadas nos principais portais de compras governamentais, como o Comprasnet e os sistemas da Caixa e do Banco Brasil, além de outros 550 portais públicos de licitações. O sistema também monitora cerca de 9.600 prefeituras e órgãos municipais.

A interface de uso é muito simples. O Licitações.SEBRAE permite buscas por Áreas de Interesse, Cidade, Estado, Modalidade, Palavras Chave e Prazo de Antecedência da Sessão de Abertura, além do uso combinado destes filtros. Assim é possível, por exemplo, pesquisar editais de Arquitetura, no Rio Grande Sul, com um prazo mínimo de 10 dias úteis antes da Sessão de Abertura. O sistema, inclusive, leva vantagem em termos de usabilidade sobre os serviços pagos de licitações, uma vez que disponibiliza, em todos os avisos, o link direto para a pagina onde pode ser feito o download do edital.

"A ideia é facilitar a vida do empresário, que não tem tempo a perder”, destaca Patrícia Mayana Maynart Viana, gerente-adjunta  da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros. “Para compras de até R$ 80 mil, a legislação determina que os órgãos públicos deem exclusividade a micro e pequenos fornecedores. Então, principalmente em nível municipal, existem muitas oportunidades para os pequenos negócios. Mas se o empresário não tem informação sobre as licitações, ele perde essa chance. Daí o nosso buscador.” complementa a administradora.

Com mais esse incentivo, as pequenas e micros não tem porque ficar de fora de  um mercado que se mentem bastante ativo, apesar da crise. Acesse www.licitacoes.sebrae.com.br. E se precisar de orientação para participar das licitações que encontrar, fale com a E3 Licitações ou utilize nosso serviço de Assessoria em Licitações Online.

Conheça o serviço de Assessoria em Licitações Online da E3!

Resumo do artigo
Artigo
Buscador gratuito de licitações para Micro e Pequenas Empresas
Descrição do artigo
Disponibilizado pela SEBRAE o portal permite a busca gratuita de licitações publicadas em todos os principais portais de compras públicas, como o Comprasnet, Caixa Licitações e Licitações-e, do Banco do Brasil. E ainda fornece o link para as páginas de download dos editais.
Autor